Oxicorte: o que é?

Um importante procedimento da indústria de gás é o corte utilizando oxigênio puro, também conhecido como oxicorte. Esse método é empregado no corte preciso de materiais metálicos, visto que ele aumenta a produtividade, diminui o tempo gasto na produção e corta de forma padronizada.

Tal procedimento consiste no corte de objetos metálicos por meio da ruptura do material através da erosão térmica, em que o objeto metálico, após ser aquecido, é submetido a um jato de oxigênio, causando sua oxidação. E os equipamentos necessários para a realização desse procedimento são:

– Cilindro de oxigênio.
– Regulador de pressão para oxigênio.
– Cilindro para gás combustível.
– Regulador de pressão para o gás combustível.
– Duas mangueiras de alta pressão para condução dos gases.
– Válvulas corta-chamas.
– Maçarico de corte.
– Dispositivos de segurança.

Segurança

Outro aspecto muito importante é com relação aos cuidados para evitar possíveis acidentes, pois os materiais são altamente inflamáveis. Também é necessário utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs): óculos de proteção, protetor auricular, luvas, aventais, perneiras, etc.

A Araia & Bolzan Assessoria Estratégica acompanha o mercado e as inovações para garantir a melhor consultoria e assessoria no setor. Venha trabalhar com a gente!

Com informações do Brasil Escola